Hernán Crespo costuma conceder suas entrevistas coletivas pelo São Paulo em português. Mas o técnico decidiu falar em seu espanhol materno, tamanha era sua revolta com a arbitragem de Ramon Abatti Abel na derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, neste domingo (5), no MorumBIS, pelo Brasileirão.
Em seu idioma nativo, o técnico manteve a calma e a postura costumeiras, mas pesou nas palavras para falar sobre o pênalti não marcado de Allan em Gonzalo Tapia, no segundo tempo, quando a partida estava 2 a 0 para o Tricolor.
A arbitragem ignorou o lance, e o Palmeiras virou o jogo para 3 a 2 no intervalo de 20 minutos.
“Nunca vi nada igual”
Crespo classificou o erro do árbitro como “escandaloso”. Tão “escandaloso” que, segundo Crespo, ele nunca viu nada parecido em 32 anos de carreira no futebol, seja como atleta ou como treinador.
— Vou falar espanhol, porque precisamos estar atentos às palavras. Pessoalmente, nunca vivi algo igual de escandaloso como isso. Nunca. Tenho 50 anos, 32 anos de futebol. Como jogador e como treinador. Faz 32 anos. nunca vi nada igual. Nunca vi nada tão evidente. Com isso, estou dizendo que tenho o maior respeito pelo Palmeiras, pela qualidade dos jogadores, pelo treinador. É o maior treinador deste século do Palmeiras e talvez da história — disse Crespo.
/https://trivela.com.br/app/uploads/2025/10/sao-paulo-arbitragem.jpg)
Mesmo revoltado, Crespo faz ótima análise sobre a partida
Apesar de toda a revolta, Crespo fez uma ótima análise sobre os 90 minutos em termos de futebol jogado — sempre com a ressalva de que a arbitragem interferiu na partida.
O treinador se disse “orgulhoso” da atuação de sua equipe pelo primeiro tempo em que foi dominante e abriu 2 a 0. Depois, o argentino reconheceu que o São Paulo pagou também por seus erros, para além do pênalti não marcado.
— Sabemos das dificuldades e nossas virtudes. Da realidade do Palmeiras e da realidade do São Paulo. Pode acontecer que não conseguimos sustentar. Mas é muito difícil, realmente, analisar o que passou, quando era tudo muito claro. Dava para seguir e talvez fazer algo histórico. A superioridade do primeiro tempo foi impressionante. Seguimos no segundo tempo. Depois, fizeram algumas trocas, eles têm muita qualidade e entraram melhor do que os nossos — disse o treinador.
— Depois, podíamos marcar? Não tenho dúvida. Poderíamos finalizar melhor? Também. Mas é muito difícil. Quando se vê o que passou, é muito difícil analisar tranquilamente. Vamos analisar, quem entrou podia fazer melhor. Mas depois do que a gente viu, pedir uma análise? Eu estou louco, ou vimos a mesma partida? — completou Crespo.
/https://trivela.com.br/app/uploads/2025/10/crespo-9.jpg)
“O VAR no Brasil é uma vergonha”
Minutos antes da entrevista coletiva de Hernán Crespo, o diretor de futebol Carlos Belmonte fez um breve — e revoltado — pronunciamento sobre a arbitragem de Ramon Abatti Abel.
O dirigente questionou se Ilbert Estevam da Silva, o responsável pelo VAR, estava presente no MorumBIS, em uma clara ironia ao fato de o árbitro de vídeo não ter recomendado a penalidade ao responsável de campo.
Em seu discurso, Belmonte também questionou uma entrada de Andreas Pereira em Marcos Antônio, que, segundo ele, merecia cartão vermelho.
— Ilbert Estevam da Silva não veio hoje. Quero até saber da CBF se ele faltou. Não é possível o pênalti que ele não deu no Tapia. É inacreditável o VAR não chamar. Depois, a entrada do Andreas por cima no meio da canela do Marcos Antônio. É uma das coisas mais inacreditáveis que eu vi no futebol brasileiro. Dentre as muitas que a gente viu. A gente fica se perguntando onde está o VAR, que fica interferindo quando não tem que interferir e quando tem que interferir não interfere. O VAR no Brasil é uma vergonha — disse Belmonte.
Os próximos jogos do São Paulo
- Grêmio x São Paulo — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 16 de outubro, às 19h30;
- Mirassol x São Paulo — Campeonato Brasileiro — domingo, 19 de outubro, às 16h;
- São Paulo x Bahia — Campeonato Brasileiro — sábado, 25 de outubro, às 21h30;
Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?
A Trivela tem uma seção dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.




