jose pereira da silva junior

My WordPress Blog

Tornado de categoria F3 atinge município de Rio Bonito do Iguaçu

Tornado de categoria F3 atinge município de Rio Bonito do Iguaçu

Um tornado atingiu a região Centro-Sul do Paraná na noite de sexta-feira (7). O fenômeno é consequência de um ciclone extratropical que afetou a Região Sul do país. O município mais afetado foi Rio Bonito do Iguaçu. De acordo com a Defesa Civil do Paraná, 90% da área urbana foi atingida. 

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou o tornado como de categoria F3, com ventos de até 250 quilômetros por hora. Até o início da manhã, a Defesa Civil calculava 10 mil pessoas impactadas pelos ventos. As informações são da Agência Brasil:

  • 750 pessoas ficaram feridas. 
  • 6 pessoas morreram. 
  • 28 estão desabrigadas. 
  • 1 mil desalojados. 
Ciclone se formando na região sul do Brasil
Tornado é consequência do ciclone extratropical que atingiu o país
(Imagem: BEST-BACKGROUNDS/Shutterstock)

Colapso no sistema de saúde  

Diante do cenário, uma equipe da Força Nacional do SUS foi enviada ao município de Rio Bonito do Iguaçu neste sábado (8). 

Em entrevista, o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que, em Rio Bonito do Iguaçu, “as estruturas de saúde estão todas colapsadas”. 

A equipe enviada pelo Ministério da Saúde conta com profissionais especializados, entre eles: um especialista em saúde mental em desastres, um médico sanitarista, um enfermeiro, um analista de recursos logísticos e um analista de incidentes e reconstrução assistencial. 

Carteirinha do SUS com um estetoscópio ao fundo
Equipe da Força Nacional do SUS foi enviada ao município
(Imagem: Brenda Rocha – Blossom/Shutterstock)

O objetivo é que os serviços de saúde sejam reativados, garantindo também atendimento psicossocial aos afetados. Há ainda a possibilidade de instalar um hospital de campanha com capacidade de até 150 atendimentos diários. 

Leia mais:

ENEM cancelado em Rio Bonito do Iguaçu 

A Secretaria de Educação do Paraná suspendeu a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na cidade. De acordo com a Agência Brasil, os estudantes afetados podem pedir a reaplicação da prova, direito já previsto no edital do concurso em causa de desastres climáticos.

A suspensão segue o protocolo para eventos climáticos severos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do ENEM. 

enem
Alunos podem pedir reaplicação da prova (Imagem: Saulo Angelo/iStock)

Além do tornado: O impacto do ciclone extratropical em outros municípios

A região Sul do Brasil foi atingida por um ciclone extratropical na noite de sexta-feira (7). No Paraná, 55 municípios entraram na contagem de afetados, com dados da Defesa Civil e do Cenad indicando mais de 31 mil vítimas das tempestades.

O fenômeno também afetou o Rio Grande do Sul: a Defesa Civil gaúcha reportou neste sábado (8) que dez cidades enfrentaram rajadas de até 95 km/h e acúmulo de chuvas de até 177 milímetros. Houve registros de obstrução de vias, queda de árvores, destelhamento de residências e prédios comerciais, além do rompimento de cabos de energia elétrica.

O post Tornado de categoria F3 atinge município de Rio Bonito do Iguaçu apareceu primeiro em Olhar Digital.