jose pereira da silva junior

My WordPress Blog

Santos parece fadado a lutar contra um novo rebaixamento até o fim do Brasileirão

Santos parece fadado a lutar contra um novo rebaixamento até o fim do Brasileirão

A invencibilidade do técnico Juan Pablo Vojvoda no comando do Santos chegou ao fim. Na noite deste domingo (5), com uma atuação miserável, o Peixe foi facilmente superado pelo Ceará, na Arena Castelão, por 3 a 0, em confronto que fechou a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mais uma vez nulo no campo de ataque, o Santos, que foi a campo com algumas mudanças em seus 11 titulares, cometeu erros defensivos que resultaram na 12ª derrota dentro da competição — só Fortaleza, Juventude e Sport, os três últimos colocados, perderam mais do que o Peixe.

Com o resultado, o Santos permanece estacionado na 16ª colocação, com 28 pontos conquistados, sendo três a mais do que o Vitória, primeiro time da zona de rebaixamento. O Ceará, com 34, segue na 10ª posição e caminhando com sucesso rumo à próxima edição da Copa Sul-Americana.

Com o Brasileirão em vias de ver as suas rodadas entrarem em contagem regressiva, o Santos, por mais que em alguns raros momentos dê suspiros de melhora, parece estar fadado a ir até os últimos compromissos fazendo mal para o seu torcedor na luta contra uma trágico segundo rebaixamento à Série B em sua história.

Vojvoda faz mudanças, mas Santos decepciona

Com a intenção de recolocar o Santos no caminho das vitórias, Vojvoda iniciou o confronto com algumas mudanças. No sistema defensivo, o treinador argentino decidiu colocar os zagueiros Alexis Duarte e Adonis Frías para jogarem juntos pela primeira vez.

A falta de entrosamento cobrou um preço, mas a atuação pouco segura de Duarte foi o principal ponto negativo. Inclusive, foi um erro no posicionamento do defensor paraguaio que permitiu ao Ceará abrir o placar com Lucas Mugni, logo aos 10 minutos do primeiro tempo.

No meio-campo, a ideia de usar Tomás Rincón e João Schmidt também não funcionou. E isso já era de se imaginar, pois há tempos Rincón não consegue entregar o que se espera dele. Vojvoda, porém, quis observar isso com os seus próprios olhos e sacou o venezuelano logo no intervalo.

No ataque, Guilherme, Lautaro Díaz e Rollheiser tentaram se movimentar, mas só ofereceram perigo ao sistema defensivo do Vozão por meio de uma cobrança de falta, que Rollheiser acertou a trave.

Guilherme tenta se livrar da marcação do Ceará na Arena Castelão
Mais uma vez capitão do Santos, Guilherme não conseguiu produzir muito durante a derrota para o Ceará (Foto: Icon)

Escobar falha feio e Ceará amplia

Após o intervalo, o Santos esboçou uma postura mais ofensiva. A equipe até pisou com mais frequência no campo de defesa do Ceará, mas sem encontrar espaços na zaga adversária e sem exigir muito do goleiro Bruno Ferreira.

Aquilo que já tava ruim para o Peixe ficou pior aos 21 minutos, quando o Vozão, após uma falha feia de Escobar, ampliou a vantagem com Pedro Henrique.

Sem outra alternativa, o Santos se lançou ao ataque para tentar diminuir o quanto antes e usar os minutos finais para, no abafa, sonhar com o empate. Mas, assim como ocorreu no empate por 1 a 1 com o Grêmio, no meio da semana, os erros de finalizações impediram isso de acontecer.

E como quem não faz, toma, o Santos ainda encontrou tempo para deixar a derrota ainda mais amarga. Nos acréscimos, Sobral emendou um chute rasteiro, que Gabriel Brazão não conseguiu defender: 3 a 0

Últimas notícias do Santos:

Quais são os próximos jogos de Ceará e Santos?

O Santos terá dez dias para se recuperar desse tropeço e preparar-se para o clássico contra o Corinthians, no próximo dia 15, às 21h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, válido pela 28ª rodada do Brasileirão.

Já o Ceará, no mesmo dia, mas às 20 horas (horário de Brasília), visita o Sport, lanterna da competição, e a cada rodada mais próximo de confirmar o seu retorno à Série B, na Ilha do Retiro.