jose pereira da silva junior

My WordPress Blog

Erro infantil de Danilo condiciona jogo, Flamengo perde liderança e Ceni quebra tabu

Erro infantil de Danilo condiciona jogo, Flamengo perde liderança e Ceni quebra tabu

O domingo (5) não poderia ter sido pior para o Flamengo. Como se não bastasse a vitória de virada do Palmeiras sobre o São Paulo, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Bahia, por 1 a 0, na Fonte Nova, e perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro. Com um jogo a menos, o Alviverde assumiu a ponta.

Danilo foi o grande vilão do revés flamenguista. A expulsão do experiente zagueiro antes dos 15 minutos condicionou todo o jogo. O Tricolor de Aço cresceu, pressionou o time de Filipe Luís e fez por merecer a vitória.

Vitória essa, bastante significativa para Rogério Ceni. Afinal, foi a primeira vez que o ex-goleiro venceu o Flamengo desde que iniciou a carreira de treinador. Antes do tabu ser quebrado, eram 16 partidas e 16 triunfos rubro-negros.

Rogério Ceni (treinador) contra o Flamengo:

  • 17 jogos
  • 1 vitória
  • 16 derrotas
  • 7 gols marcados
  • 31 gols sofridos

*Os números englobam a passagem de Ceni por São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Bahia

Rogério Ceni, técnico do Bahia
Rogério Ceni, técnico do Bahia (Foto: Icon Sport)

Danilo é expulso com 13 minutos, e Flamengo leva gol no fim do 1º tempo

Desde os 13 minutos, o Flamengo jogou com um jogador a menos. Em lançamento para Tiago, Danilo levantou demais o pé, não encostou na bola e atingiu o rosto do atacante do Bahia. O árbitro não titubeou e imediatamente aplicou o cartão vermelho.

O que antes era uma partida equilibrada, com as duas equipes tentando o ataque, após a expulsão a configuração em campo mudou por completo. A vantagem numérica fez o Tricolor de Aço adiantar as linhas e encurralar o Rubro-Negro que, por sua vez, teve que se retrair.

E o que se viu no decorrer do primeiro tempo foi um ataque contra defesa. Os donos da casa controlaram a posse e ditaram o ritmo das ações, mas pouco assustavam Rossi. A equipe carioca povoou a intermediária defensiva, se defendia bem e segurava o empate, até os 44 minutos…

Jean Lucas levou a melhor em dividida com Cleiton e deixou com Tiago, que ajeitou para Willian José bater cruzado no cantinho. Rossi nada pôde fazer. Duro golpe para os visitantes, que faziam bom jogo defensivo na Fonte Nova.

Bahia ‘engole’ Flamengo na intensidade e faz por merecer a vitória

Veio o segundo tempo, e a superioridade tricolor se manteve. Na tentativa de ganhar velocidade e algum poder de fogo, Filipe Luís promoveu as entradas de Luiz Araújo, Bruno Henrique e Gonzalo Plata. Mas pouco adiantou. O Flamengo seguiu desorganizado no ataque e com pouquíssima fluidez.

Chamou atenção também a falta de urgência e a passividade dos jogadores rubro-negros. Enquanto o Bahia “mordia” na marcação, se desdobrava e competia por cada bola, o Flamengo parecia aceitar o ritmo lento, sem intensidade e sem reação diante do trágico resultado — e da perda da liderança.

A diferença de postura entre as equipes ficou evidente: o Tricolor manteve a agressividade e não permitiu que o time carioca respirasse. Os rubro-negros, por sua vez, acumulavam erros de passe e escolhas equivocadas, incapazes de transformar a posse em algum perigo para a meta de Ronaldo.

E agora, Flamengo?

O Flamengo volta a campo no dia 15 de outubro, quando visita o Botafogo, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir 19h30 (de Brasília), no Nilton Santos.

Próximos jogos do Flamengo:

  • Botafogo x Flamengo — Campeonato Brasileiro — quarta-feira, 15 de outubro, às 19h30
  • Flamengo x Palmeiras — Campeonato Brasileiro — domingo, 19 de outubro, às 18h30
  • Flamengo x Racing — Copa Libertadores — quarta-feira, 22 de outubro, às 21h30