jose pereira da silva junior

My WordPress Blog

Dossiê Choque-Rei: As reclamações recentes do São Paulo sobre arbitragem contra o Palmeiras

Dossiê Choque-Rei: As reclamações recentes do São Paulo sobre arbitragem contra o Palmeiras

Dia de Choque-Rei, e a cena nos bastidores após os 90 minutos do clássico já virou rotineira, seja no MorumBIS, ou no Allianz Parque: dirigentes do São Paulo vão aos microfones para esbravejar contra decisões polêmicas da arbitragem.

Não é exclusividade deste domingo (5), quando os são-paulinos reclamaram de pênalti não marcado em Gonzalo Tapia e da não expulsão de Andreas Pereira por uma entrada em Marcos Antônio durante a derrota por 3 a 2 para o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.

Desde 2022, o São Paulo coleciona reclamações de possíveis erros de arbitragem em clássicos com o Palmeiras. Mais exatamente desde as oitavas de final da Copa do Brasil daquele ano. 

Na ocasião, a CBF reconheceu uma falha de procedimento do VAR na checagem de impedimento de Calleri em um lance que originou pênalti convertido por Luciano. O São Paulo diminuiu o clássico com o gol marcado pelo camisa 10, empatou o confronto e se classificou às quartas de final nos pênaltis. 

Dossiê das reclamações do São Paulo em Choques-Rei

De lá para cá, é o São Paulo que monopoliza a revolta contra a arbitragem, como a Trivela resgata neste “dossiê” das reclamações do Tricolor em Choques-Rei nos últimos anos. 

Em 2023, o São Paulo voltou a eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil, desta vez, nas quartas de final. E mesmo com vitória por 2 a 1 no Allianz Parque, o Tricolor ficou na bronca por um gol anulado de Calleri. A arbitragem assinalou uma suposta falta de Diego Costa em Zé Rafael, e Anderson Daronco decidiu não rever o lance no VAR. 

No ano passado, o São Paulo reclamou de dois lances no empate em 1 a 1 com o Palmeiras pelo Campeonato Paulista. O clube cobrou uma expulsão de Richard Ríos na origem do gol marcado por Alisson e um pênalti não assinalado em Luciano. 

2025 começou com nova reclamação do São Paulo, desta vez na semifinal do Campeonato Paulista. Na ocasião, Raphael Claus assinalou pênalti de Arboleda em Vitor Roque, em um lance bastante questionável. O Palmeiras venceu por 1 a 0 e avançou à final.

Jogadores do São Paulo reclamam com a arbitragem durante o clássico
Jogadores do São Paulo reclamam com a arbitragem durante o clássico contra o Palmeiras (Foto: IconSport)

A reclamação da vez 

O São Paulo reclama de seis lances no clássico deste domingo (5). O que causou mais revolta foi a não marcação de um pênalti de Allan em Gonzalo Tapia quando o jogo ainda estava 2 a 0. 

Além disso, o clube também questiona a não expulsão de Andreas Pereira por uma entrada em Marcos Antonio. Os outros supostos erros da lista são uma falta em Tapia no primeiro gol do Palmeiras; um pisão e uma cotovelada de Gómez no mesmo Tapia; e um carrinho “desproporcional” de Raphael Veiga em Enzo Díaz.

— Vou falar espanhol, porque precisamos estar atentos às palavras. Pessoalmente, nunca vivi algo igual de escandaloso como isso. Nunca. Tenho 50 anos, 32 anos de futebol. Como jogador e como treinador. Faz 32 anos. nunca vi nada igual. Nunca vi nada tão evidente. Com isso, estou dizendo que tenho o maior respeito pelo Palmeiras, pela qualidade dos jogadores, pelo treinador. É o maior treinador deste século do Palmeiras e talvez da história — disse Crespo.

Após a partida, o clube emitiu nota oficial nas redes sociais para cobrar a arbitragem. O presidente Julio Casares também fez uma chamada de vídeo com o presidente da CBF, Samir Xaud, e o coordenador da comissão de arbitragem, Rodrigo Cintra. 

A lista de reclamações do São Paulo desde 2023

  1. 13/07/2023 – Palmeiras 1×2 São Paulo – Gol anulado de Calleri
  2. 03/03/2024 – São Paulo 1×1 Palmeiras – Não expulsão de Richard Ríos
  3. 03/03/2024 – São Paulo 1×1 Palmeiras – Pênalti não marcado em Luciano
  4. 10/03/2025 – Palmeiras 1×0 São Paulo – Pênalti em Vitor Roque
  5. 05/10/2025 – São Paulo 2×3 Palmeiras – Pênalti não marcado em Tapia
  6. 05/10/2025 – São Paulo 2×3 Palmeiras – Não expulsão de Andreas Pereira
  7. 05/10/2025 – São Paulo 2×3 Palmeiras – Gol não anulado de Vitor Roque
  8. 05/10/2025 – São Paulo 2×3 Palmeiras – Não expulsão de Gustavo Gómez
  9. 05/10/2025 – São Paulo 2×3 Palmeiras – Não expulsão de Raphael Veiga
Luciano reclama com a arbitragem em jogo do São Paulo (Foto: Imago)
Luciano reclama com a arbitragem em jogo do São Paulo (Foto: Imago)

Os próximos jogos do São Paulo

  • Grêmio x São Paulo — Campeonato Brasileiro — quinta-feira, 16 de outubro, às 19h30;
  • Mirassol x São Paulo — Campeonato Brasileiro — domingo, 19 de outubro, às 16h;
  • São Paulo x Bahia — Campeonato Brasileiro — sábado, 25 de outubro, às 21h30;

Onde assistir ao vivo aos jogos do São Paulo?

A Trivela tem uma seção dedicada exclusivamente às transmissões ao vivo de jogos do São Paulo. Você pode acessar a página clicando aqui.